“Alguns homens veem as coisas como sao e perguntam: “Porque?” Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: Porque nao?”. - Jacque Fresco

Meu perfil, ou talvez o que penso sobre mim...

Minha foto
São José do Rio Preto, SP, Brazil
Me definir?! Não gosto de definições, rotulações, "enlatações", definir nos limita, e ninguém é limitado... Também não gosto de falar de mim mesma. Sim, sou uma pessoa muito fechada e muito auto crítica (lembrando que tenho motivos pra ser assim). Bem, assim como todo e qualquer ser humano possuo defeitos e qualidades, não me considero alguém especial, e muito menos alguém dotada de talentos... Prefiro que as pessoas me descubram e me definam. Odeio a imagem que tenho de mim mesma, e não seria legal citá-la aqui. =)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vida?! Pensamentos?! Opiniões?! Conceitos que (re) modelamos o tempo todo.

Bem, ok, ok. Talvez eu estivesse errada no meu último post. Fui totalmente contraditória com tudo o que havia escrito nos post anteriores... Mas, o que é o ser humano, o que é a vida e tudo o que conhecemos dela, senão uma contradição total no final de toda e qualquer concepção/conceito/conhecimento/afirmação/dúvida?! Tá, talvez eu não seja realmente nada nem ninguém pra me auto julgar. Quer dizer, sou sim. Mas como que um ser humano normal e tão contraditório no fim, quanto todos os outros, vai ter a capacidade de sempre se auto julgar da maneira correta?! Quem, se não as próprias pessoas que convivem comigo, pode me dizer quem e como sou?! Eu?! Será que por estar emocionalmente envolvida com todas as situações que me cercam, eu não acabaria gerando uma visão parcialmente ou totalmente distorcida?! Aliás, quem somos nós, para sermos capazes de julgar, ou auto julgar qualquer porra existente nesse mundo, nesse universo?!
É complicado não é? É complicado, muitooo complicado, falar de nós mesmos. Pelo menos pra mim, sempre foi um assunto perturbador.. Sou uma pessoa de muitos altos e baixos, inconstante, mudante (nem sei se existe essa palavra, mas seria no sentido de: que muda a toda hora, a todo o momento). E quer saber, ainda bem que eu sou assim, ainda bem que nós somos assim. Ainda bem que existem as mudanças parciais.. não as totais, completas, porque talvez aquela velha frase: "As pessoas não mudam" seja em parte, real. As pessoas até mudam... Mudam sim, mudam seus conceitos, seus ideais, seus objetivos, seus sonhos, suas perspectivas, sua rotina, seu presente, e o caminho/a vida que terão no futuro...
Mas, sendo sincera, acho que nada, nada mesmo, é capaz de alterar por completo a essência de todo e qualquer ser humano. O que é NOSSO, o que nos é "propriedade" da nossa individualidade... A qual se dá através dos caminhos que traçamos, das decisões que tomamos, das escolhas que fazemos, enfim, da vida que optamos ter. É nosso, e nada o mudará, pelo menos não nesta encarnação, não enquanto tivermos esta concepção, esta vida a qual acarretou, gerou, "deterinou' tudo o que pensamos, escolhemos e acreditamos.
(Bláh, pra que eu to escrevendo tudoo isso?! ;S) Sei lá, me deu vontade... To aqui pra escrever pelo menos um pouco do que eu penso não éh?! Então, tá ai... Fica meio confuso, um pouco esquisito quando "traduzido" de pensamento para texto escrito... Maaas, acho que dá pra entender.
Sabe, sei que não vale a pena ser uma criatura tão auto injusta e tão auto condenativa como sou. Até porque, talvez eu realmente não tenha culpa de e por tudo o que acontece... Talvez só seja mais fácil para mim encarar os fatos dessa forma... Assim, eu estaria cometendo apenas uma auto injustiça e talvez não uma injustiça com os demais, ou pior, comigo mesma e com os demais... Assim só restaria a mim o poder consertar as "coisas", eu não teria que necessitar da comodidade (a qual na minha opinião é totalmente inútil) de esperar que tudo se resolva "sozinho", ou que os outros, os "culpados" resolvessem a porra toda que me incomoda... Pra que? deixar para outras pessoas algo que eu mesma posso fazer, e melhor, posso fazer da maneira que eu bem entender, da maneira que a minha moral bem considerar correta.?! Desde que, é claro, não prejudique a terceiros...?!
Sabe, pode não parecer, mas em parte, em uma boa parte talvez.. Eu até que me sinto bem comigo mesma.. Pelo menos me dou bem e sou capaz de aceitar a pessoa que sou agora, que sou no presente. Tá eu odeio o que já fui, o que já fiz, o que já causei.. Mas quer saber?! Já foii! Já aconteceu, e agora não me resta mais nada a fazer, senão o fato de alterar o presente, o meu presente, o meu atual eu, e as minhas atuais escolhas, concepções, determinações... Está certo, tudo isso é a mais pura verdade. De que me adiantaria ficar me martirizando pela porra toda do passado, pelas pessoas que já prejudiquei ou deixei de prejudicar?! Não adiantaria de nada, fato! Nada de produtivo e benéfico pelo menos.. Porque, sendo assim, eu não estaria prestando tanta atenção ao meu presente, não estaria me dedicando totalmente a tal, ou não teria a concentração necessária em tal.. Eu, mesmo que sem querer, teria grandes chances de cometer os mesmos erros ou outros erros, novamente. E eeei, paraaaa! EU NÃO QUERO ISSO! Eu quero viver, quero RE-viver. Quero me sentir feliz, viva, realizada e um pouco livre (quero ser livre da pequena maneira que nos é "permitido" dentro deste sistema econômico tão injusto e prejudicial) Mas QUERO! eu REALMENTE QUERO! E vou! Porque só depende única e exclusivamente de mim! Sou EU mesma que faz a minha vida. Não é a minha religião, a minha ambição ou o meu dinheiro que ditarão as coisas boas que vão me acontecer. Bláh, isso é ridículo! ¬¬ EU DIGO! EU FAÇO! EU SIGO! EU ESCOLHO e assim REALIZO ou não realizo. Só cabe a mim e ás pessoas que EU seleciono para participarem comigo desta enorme, confusa, contraditória e encantadora, trajetória!
Bem é isso. É um pouco isso. Tentei falar a maioor parte do que penso, (sobre a vida, generalizadamente).. Tentei traduzir meus pensamentos neste tão gigante texto... Mas, pra quem ler... Espero que tenha gostado.
;*

2 comentários:

  1. ViHh... lindinha...
    Errar todos nós erramos. O tempo todo! A vida inteira... Arrependimento pelos erros cometidos? Pelo que deixamos de fazer... Todos nós sentimos... Você só tem que aprender a se perdoar mais... ser mais complacente com você mesma... Não se Crucifique tanto... Você está perdendo seu precioso tempo, novamente... Seja imperfeita... com seus erros, arrependimentos e acertos... é isso que faz de você um ser único e especial...
    VIVA!!!!!!!
    bjos.

    ResponderExcluir
  2. ulisses garcia lopes24 de julho de 2010 às 02:17

    AEEEEEEEEEEEEEE agora eu gostei de ver!!!! mandou muito bem....agora soh espero que vc consiga administrar bem esse seu pensamento...na realidade torço por vc a todo instante...torço para que vc possa se encontrar dentro de vc mesma....de se permitir ser felix do modo que soh vc pode ser.
    eu tb tento todos os dias me encontrar, de me permitir ser felix....mais ateh o momento nao encrontrei a formula secreta....a minha formula secreta....essa que a gente esconde em um cantinho bem isolado lahhhhhhhhhhhhhh naquele fundinho do coracao.
    vc tem os seus defeitos e predicados....eu tenho os meus...somos tao imperfeitos que quando ouco a frase: "eis que deus fez do homen sua imagem e semelhanca" comeco a dar risada sem parar e penso comigo: "puxa...entao ele devia ser um cara sem experiencia nenhuma ou nao tinha onde colocar os seus defeitos e prendeu dentro desse recepitaculo que de tao oco chega a criar eco" digo oco por termos um vazio tao grande dentro de nossas almas que da ateh a impressao de nao ter fim....por mais que tenhamos tudo o que queremos sempre parece que falta alguma coisa....algo inexplicavel, incompreensivel, algo que nao temos controle algum.....e quando nao conseguimos o que queremos entramos em um estado tao catatonico que sentimos pena de nos mesmos.
    isso eh realmente deploravel....mais eh o que somos....por mais que tentemos nunca sera corrigido....talvez seja por isso dessas nossas mudancas repentinas de humor....ou pode ser tb um modo de ocultar, de maquiar o que realmente somos....seres cheios de falhas...que nao conseguem nem mesmo se equilibrarem com o ambiente onde vivem.
    a verdade mesmo eh que adoro ler esses seus "textos" gigantescos.....cheios de duvidas, de re-encontros, de conceitos pragmaticos, de auto depreciacao, de conclusoes inexperadas e com tanta sinceridade que chego a querer estar cada vez mais perto de vc...para que assim eu possa aprender um pouco mais da sua jornada.....ver a vida de angulos que provavelmente eu nunca tenha visto antes....pois cada ser interpreta e compreende a vida no geral de modo unico....isso sim eh algo em que devemos dar valor....algo que deve ser respeitado....algo que deve ser estudado e analisado.
    adoro o seu jeito espontaneo de ser mesmo quando ser assim eh praticamente impossivel....queria eu ter uma qualidade dessas(como vc pode ver...nao sou o sujeito mais sociavel do mundo...nao consigo me aproximar das pessoas a minha volta por achar que nao tenho absolutamente nada a lhes oferecer....)e por ser assim eu sofro.
    heyyyyyyyyy mais parece que eu tenho algo em comum com vc...eu tb adoro escrever textos....uauahuahauhauhauahuah parece que tenho tanto pra falar que poderia escrever um livro de 500 paginas sem pestanejar.
    agora que eu estou tendo um pouco mais de liberdade para fazer o que gosto estou tentando me introsar denovo....mais como vc mesmo disse pra min....parece que eu fiquei parado no tempo e quando eu fico parado, olhando as pessoas ao meu redor vejo que o que me disse eh verdade.
    e eh por isso que concordo com vc quando diz que soh conseguimos nos enxergar quando os outros que estao conosco nos dizem o que acham de nós....por isso acho tao importante as nossos amigos..(nao sei si vc me considera mais dessa forma depois do que te disse...mais eu sempre considerei vc de uma maneira que soh eu mesmo consigo entender).
    bom.....acho que vou encerrar por aqui mesmo...jah falei demais.
    tenho certeza de que com o tempo vc vai me ver de forma diferente....e nao como o cara chato e seco que sempre fui.
    te adoro muitaooooooooooooooo vih.

    do teu old friend
    ulisses.

    ResponderExcluir