“Alguns homens veem as coisas como sao e perguntam: “Porque?” Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: Porque nao?”. - Jacque Fresco

Meu perfil, ou talvez o que penso sobre mim...

Minha foto
São José do Rio Preto, SP, Brazil
Me definir?! Não gosto de definições, rotulações, "enlatações", definir nos limita, e ninguém é limitado... Também não gosto de falar de mim mesma. Sim, sou uma pessoa muito fechada e muito auto crítica (lembrando que tenho motivos pra ser assim). Bem, assim como todo e qualquer ser humano possuo defeitos e qualidades, não me considero alguém especial, e muito menos alguém dotada de talentos... Prefiro que as pessoas me descubram e me definam. Odeio a imagem que tenho de mim mesma, e não seria legal citá-la aqui. =)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Falar de mim?!

Falar de mim... Algo que eu realmente não gosto de fazer, talvez não goste de fazer por não saber fazer, por achar difícil, complicado, ou por ter uma enorme dificuldade para realizar tal procedimento... Mas está bem, vou tentar. Eu quero, quero treinar um pouco de mim; um pouco do que gosto, do que não gosto; do que sei, do que não sei; do que quero, do que não quero... Enfim quero treinar e até auto avaliar meu pequeno, contraditório e confuso conhecimento sobre quem eu sou.
Pessoa simples, pessoa comum, pessoa diferente, pessoa mudante, constante, inconstante... Talvez eu seja só a contradição, a utopia e a empatia em pessoa. Talvez não, também sou feita de revolta, de ódio, e de prestígio por vingança. Sou feita de sentimentos bons, de sentimentos ruins, de sentimentos certos e incertos.. Sou otimista com os outros, em relação aos outros, à vida e aos problemas dos outros. Mas sou extremamente pessimista em relação à mim mesma, à minha vida e aos meus problemas. Talvez eu seja assim, pelo simples fato de saber solucionar o problema das pessoas e não saber agir da mesma maneira quando se trata de mim mesma. Talvez isso ocorra porque tratando-se de mim, eu exercite apenas o sentimental, o emocional, sendo assim, deixo o racional de lado. Sou sim uma pessoa extremamente empática e contraditória. Sou feita de sonhos, de utopias, de planos bizarros e doidos, os quais se colocados em prática na devida maneira, seriam capazes de mudar o mundo, de revolucionar as pessoas.. Mas, como minha mãe me falou outro dia: "Revolução não muda, impõe." Talvez seriam apenas imposições boas e benéficas para a maioria da população... Maas, este é um conceito meu o qual defende e concorda com meus planos, minhas utopias. Vivo em um mundo, em uma sociedade, em um sistema, onde tudo e todos tentam acabar com nossos sonhos a todo tempo, a todo momento. Cada vez mais pessoas perdem precocemente o seu lado infantil, o seu lado de sonhar, de querer, de fantasiar, de considerar tudo possível e nada impossível. Talvez nada seja realmente impossível, (eu disse talvez!). Sabe, as vezes só depende do jeito, e da força de vontade das pessoas que o fazem, que realizam, ou que pelo menos tentam realizar, concretizar o algo que é dito como impossível pela maioria das pessoas. Porém, ao mesmo passo que temos esse pensamento, essa linha de raciocínio, não podemos desconsiderar o outro raciocínio. O qual é oposto a este relatado anteriormente, mas que também é tão correto quanto. Ou seja: quando falamos, pensamos, concluímos que, a vida querendo ou não acaba nos direcionando, nos levando a um lugar em específico, a uma "missão" específica. Por exemplo, sabe aquela "tarefa", aquele "destino" do qual você tenta se livrar, tenta fugir, mas que não dá, inesperadamente no futuro você se depara com o mesmo novamente, e então percebe que aquilo realmente estará em sua vida, não importa o que você faça ou o quão você mude... "Aquilo" simplesmente faz parte de você. Daí, espero que tenha ficado claro que talvez, o fato de que: nos "livrarmos" de algo que nos "pertença" seja realmente impossível, não importa a dedicação que dermos para tornar esta tarefa possível, ela será sim impossível, porque talvez se trate apenas de "destino" ou de algo muito parecido com esta teoria formulada por nós.
Sabe, a vida é tão contraditória, mas tão contraditória ao extremo mesmo, que esses dias parei pra pensar e vi... Acho que não existe realmente bem e/ou mal. Talvez tudo o que exista na face da terra tenha os dois conceitos, as duas concepções entrelaçadas e dependentes uma da outra. Ou talvez, não exista nem bem nem mal, talvez os dois sejam os mesmo conceitos, exatamente os mesmo, com as mesmas propostas, opiniões, formações, só depende do nosso ponto de vista, das nossas concepções, das nossas preferências... Mas um acaba sendo tão igual ao outro, tão idêntico, tão sem diferenciação própriamente dita, que... Eu me pergunto: Onde é que fica a porra toda do nosso tal de "livre arbítrio"?! Como é que temos liberdade para escolher algo que é tão parecido, tão confuso e tão contraditório no fim a ponto de se tornarem iguais, mesma face, mesmo tudo... Onde as pequenas mudanças e diferenciações só dependem realmente do gosto, dos desejos, das vontades, e das concepções de cada um. Sabe, como dizer, como julgar quem está certo ou errado, quando os dois lados (bem e mal) acabam agindo da mesma maneira (tá eu estou generalizando, mas para e pensa sobre, vê se não é fato?!) Como salvar toda humanidade, sendo que talvez os opostos que conhecemos sejam apenas "irmandade", complemento?! Dai existem aquelas pessoas que me falariam para continuarmos sempre no meio, para não "cairmos" em nenhum dos dois extremos, só que, isso não seria um certo tipo de hipocrisia?! Não seria uma mescla, confusa e maluca, a qual sempre nos deixaria "em cima do muro" e sem aptidão, sem vontade ou determinação para escolher um só caminho?! Mas como escolher um só caminho, quando temos duas opções, iguais mas ao mesmo tempo opostas?! Opções que no fundo, na essência delas, realmente nos tiram toda e qualquer liberdade ou livre arbítrio dentre as nossas atitudes e escolhas...
E no final, no fim de tudo o que eu escrevi, fica a pergunta (pergunta a qual eu realmente me faço todos os dias, mas que ainda não encontrei resposta que me satisfaça): A vida é mesmo tão complicada assim, ou eu, nós e nossos padrões, pensamentos e conceitos impostos e feitos de uma maneira manipuladora, é que modificam e que complicam tanto assim a vida e tudo o que existe dentro dela?!
É confuso, é realmente confuso o que eu escrevo, e é mais confuso ainda o que e como eu penso. Falar de mim... Essa eraaa
Pensa nisso! ^^

2 comentários:

  1. ulisses garcia lopes10 de agosto de 2010 às 01:40

    "FALAR DE MIN" excelente topico por assim dizer....pq eh tao dificil falar de nós mesmos??? pq sempre foi mais facil ver o que os outros fazem ou dizem...talvez nunca vamos entender...nao com a nossa cultura tola...com nossos principios proprios....nao com nossa tao excassa sabedoria.
    o pouco que consigo dizer sobre o assunto realmente me apavora....mais eu vou tentar da mesma forma que vc fez...vou "experimentar"...entao lah vou eu.
    talvez seja porque nao consigamos entrar nun acordo com os nossos pensamentos, com nossos atos, com nossa intuicao, com nossos sentimentos.....talvez por estarmos nessa constante e irritante "crise" dentro de nós mesmos...principalmente quando pensamos ou fazemos algo e logo apos nos arrependemos.
    talvez seja essa nossa total falta de capacidade de dicernir o que devemos ou nao fazer....o que devemos ou nao ver....o que devemos ou nao sentir.
    falar de nós talvez seja tao dificil por termos medo de olhar dentro da nossa "alma" e ver que nao somos nada alem de pessoas ocas...de pessoas mesquinhas...com absolutamente nada a oferecer ao mundo ou as pessoas a nossa volta. bom....realmente nao tenho muita nocao do que estou falando...apenas tentei...como eu disse agora ha poucas frases atras...isso me apavora.

    segundo fato: porque eh mais facil ajudar aos outros e praticamente nao conseguir se ajudar???
    essa eu posso responder!!!
    fazemos isso pq eh muito pouco provavel que o que aconteca com outra pessoa seja igual ao que acontece ou acontecerá com vc...talvez para nós seja praticamente a mesma coisa...mais nao eh...eu digo que nao eh pq se vc parar para analizar....vai ver que a mesma solucao que vc ofereceu a outra pessoa nunca terá aplicacao na sua vida....exatamente pq nao somos iguais ums aos outros....temos problemas, sentimentos, pensamentos e vemos a vida de forma diferente...por isso nao temos como nos auto ajudar, por isso eh mais facil que outra pessoa te ajude e que vc retribua o favor....por isso no fundo sempre iremos precisar um dos outros...assim como jah precisei de varias pessoas que estao presentes ou que jah passaram pela minha vida...e eh por isso que eu leio essas suas linhas de texto que contem um pouco da sua vida....e eh por isso que sempre que possivel eu escrevo o que acho sobre suas opinioes....pq fazendo isso nós estaremos sempre nos ajudando....sempre tao longe e ao mesmo tempo tao perto de entender nem que seja soh um pouquinho de cada opiniao que nos eh dado ou nos eh oferecida.

    " Acho que não existe realmente bem e/ou mal. Talvez tudo o que exista na face da terra tenha os dois conceitos, as duas concepções entrelaçadas e dependentes uma da outra.".....
    absolutamente correta!!!! isso foi exatamente sempre o que eu pensei sobre a teoria do bem e do mal.....pq ela existe??? o bem e o mal realmente sao a mesma coisa....sao os lados opostos....sao a energia negativa e positiva...e todos esses exemplos sao atraidos um pelo outro.
    um nao vive sem o outro....e a todo tempo eles tentan se completar...tentam se equilibrar...analize bem....pq acontecem tantas catastrofes no mundo todo??? nao seria o proprio mundo tentando se equilibrar??? nao seria esse o unico modo de protecao??? pq quando nos sentimos coagidos a nossa primeira reacao nao eh a de tentar conversar e sim a de "descer a porrada"??? nao seria esse o nosso meio de tentar nos equilibrar??? nao seria o nosso meio de parar com a coacao...jah que possivelmente nao temos a capacidade de dialogar ums com os outros??? pense nisso!!!!

    ResponderExcluir
  2. ulisses garcia lopes10 de agosto de 2010 às 01:43

    e eis a minha resposta a sua pergunta final:
    nao...nao eh a vida que eh complicada....somos nós...nos e o meio de vida que criamos....te digo isso pq temos varias etapas na nossa vida...quando somos criancas vemos o mundo de forma bem diferente do que vemos quando adultos...quando criancas o mundo inteiro eh um imenso "playground" nao temos responsabilidades e nao temos preocupacoes.
    ai vem a adolescencia....comecamos a alterar a forma como vemos o mundo...ele jah nao eh mais nosso parque de diversoes...nesse periodo enxergamos mais o mundo pelos olhos dos outros do que pelos nossos....alteramos todo nosso modo de vida para tentar se ajustar ao modo dos outros....por isso nos parecemos tao iguais e na maioria das vezes nos damos tao bem.
    eis que entramos no ciclo da maturidade...essa sim eh a fase mais foda da nossa vida....pois eh nela que comeca todas as nossas preocupacoes, nossas responsabilidades, nossos desejos, nossas preocupacoes....ainda enxergamos o mundo pelos olhos alheios...tentamos mais uma vez nos adequar ao meio e pessoas com que convivemos...e nessa tentativa aparecem duvidas....sobre o que e quem somos, sobre o que fazer, o que pensar, o que desejar, quem amar, quem odiar e por ai vai.....nessa faze da vida decidimos o que vamos ser durante o restante dela...por isso a considero a mais importante....mas com todas essas duvidas aparecem tb muito sofrimentos....ateh mais do que imaginavamos....ateh mais do que suportamos...ateh mais do que queremos....ateh que todo esse sofrimento seja equlibrado por todas as alegrias ki tb teremos.....e nesse ciclo ficamos por decadas.
    ai chega a velhice....talvez seja essa a melhor fase de toda a nossa trajetoria....pois nessa fase nao tentamos nos equiparar a ninguem....nao sofremos por coisas que jah passaram....apenas aproveitamos o restante delas.....ainda temos algumas preocupacoes...mais sabemos lidar mais facilmente com elas....e por nao sabermos quanto tempo ainda nos resta....nos lembramos da nossa infancia....e voltamos a ser criancas.

    nao preciso dizer mais nada.....acho ki vc me entendeu perfeitamente nao eh???
    bjoeeeeeeeeeeesssssssss vih....

    do teu old friend.

    ResponderExcluir